Entrevista com Joseph Culp
Através das 7 perguntas capitais eu conheci o mundo, literalmente. Consegui conversar com pessoas que eu jamais imaginaria que seria possível. Foi um projeto incrível. São apenas 7 perguntas, mas que fornecem um pequeno mosaico da carreira e paixão do entrevistado (a) pelo cinema.
E hoje, com vocês, o ator e diretor Joseph Culp (e filho da também ator Robert Culp).
Boa sessão:
1) É comum lembrarmos com carinho do início da nossa relação com o cinema. Os filmes ruins que nos marcaram, os cinemas frequentados (que hoje, provavelmente, estão fechados), as extintas locadoras de VHS que faziam parte do nosso cotidiano. Você é um apaixonado por cinema? Conte-nos um pouco de como é sua relação com a 7ª arte.
J.C.: Se sou apaixonado por cinema? Sou ator, escritor e cineasta. Grande parte da minha relação com a arte é sobre teatro e cinema e tem sido desde muito cedo. Nasci em uma família de show business e cresci em quase em "Hollywood". Meu pai, Robert Culp, era um ator americano famoso na televisão e no cinema, e também era um roteirista apaixonado e dedicado. Seu amigo, o diretor Sam Peckinpah (Meu ódio será tua herança) era meu padrinho. Meu pai me proporcionou um grande amor pelo cinema. Ele começou no teatro de Nova York e eu segui o mesmo caminho aos 17 anos.
Eu visitei um set de filmagem quando eu tinha 5 anos e fiz isto muitas vezes na minha infância. Então eu vi o mundo dos atores e cineastas por trás das câmeras desde que eu era criança. O amor de nossa família pelo cinema está no meu subconsciente, profundamente incorporado como forma de ver, entender e apreciar a vida. Eu sou um “nerd” no cinema, e fui criado com uma dieta constante de apreciação de filmes pelas comédias mudas de Keaton, Chaplin, Laurel & Hardy, animações de Fleischer, westerns clássicos, o horror da universal, ficção científica, os filmes detetive noir, ótimo diretores como Ford, Huston e Welles e muito cinema europeu como Bergman, Lean, Fellini, Wertmuller, Renoir e muito mais.
Preciso ver filmes regularmente ou simplesmente não me sinto bem. Eu acho que sobre os filmes, conversamos, respiramos e sonhamos. Linhas de diálogo de filmes são como código para mim e meus irmãos e amigos íntimos. É um conforto e uma conexão com o meu bem-estar. O poder de contar histórias através de imagens me move emocional e psiquicamente da maneira que um ótimo teatro ao vivo pode, mas no cinema podemos visitar qualquer mundo com o qual sonhamos e retratar aspectos da vida que o teatro nunca pode capturar. Eu posso encontrar valor em quase todos os filmes.
Um único personagem na frente de dramas e comédias são especialmente importantes para mim, e admiro muito os diretores e escritores que podem nos trazer essas histórias inspiradoras que espelham nossa complexa humanidade. Mas também adoro filmes épicos e de grande escala que apenas o cinema pode oferecer. Eu acho que tenho um lugar especial para quase todos os gêneros de cinema. Tenho até um amor perverso por filmes "ruins" - filmes de baixa qualidade que são tão horríveis que são hilariantes e posso encontrar piadas por todo o caminho (como o MST300 e o RiffTrax). Mas, finalmente, aspiro a fazer bons filmes. Espero que eu possa expressar algo pessoal e universal ao mesmo tempo. É uma forma de arte valiosa, geralmente incrível, que pode falar diretamente com a alma. Incrível considerar o quão relativamente "jovem" é na história da arte. É sempre emocionante descobrir a próxima grande experiência cinematográfica.
2) Muitos adoram fazer listas de filmes preferidos. Outros julgam que é uma lista fluida. Para não te fazer enumerar vários filmes, nos diga qual o filme mais importante da sua vida. E há uma razão para a produção que citar ser destacada?
J.C.: É impossível para mim. Fazer listas de filmes ou falar sobre o "melhor" filme que já assisti, quando tenho literalmente centenas de filmes favoritos que pude ver e revisitar por toda a vida. Eu não consigo. Uma experiência cinematográfica definitiva, algo como uma "ilha isolada" de filmes seria a combinação de Lawrence da Arábia, Meu jantar com André, Próxima parada: Bairro Boêmio, A grande ilusão, Os sete samurais, A noiva de Frankenstein, Meu ódio será tua herança, Fanny e Alexander, Apocalipse Now, e A Felicidade não se compra.
E isso ainda não seria justo com todos os outros filmes favoritos. O que torna um filme "melhor" é muito pessoal. Um critério para um filme realmente ótimo seria aquele que tantas vezes você o viu e ainda sente que ainda está descobrindo algo sobre ele e ele continua tocando algo em você.
3) Você atuou na melhor versão de "Quarteto Fantástico" para o cinema em uma época de efeitos especiais ruins e filmes de heróis mal feitos. Você é fã de filmes de super-heróis? E como você vê esse aumento dessas produções para a indústria cinematográfica?
J.C.: Quão irônico é que nossa primeira versão de O Quarteto Fantástico, com orçamento super baixo e efeitos especiais tão pobres, possa ser amada por tantos e considerada a “melhor” em comparação com os outros três filmes? Muitos dizem, e acho que concordo, que existe uma simplicidade e sinceridade no filme de 1994 que simplesmente não existe nos outros. Isso pode ser dito por muitos outros nas várias franquias recentes de super-heróis.
Não tínhamos dinheiro para produzir efeitos espetaculares e, de certa forma, a tecnologia também não existia. Então tivemos que confiar na história e nos personagens e uma grande lealdade ao material original. Queríamos homenagear o que os fãs de quadrinhos amavam há décadas e cresceram com aquilo.
Meu "Doutor Destino" está alinhado ao mais próximo com a versão clássica do personagem: seu tamanho épico do vilão, estilo de fala, gestos extravagantes e imperiosos, ele é um cientista genial e louco, parte místico e governante tirânico. Eu senti que tinha que fazer o melhor possível para incorporar tudo isso para fazer justiça ao papel e à sua personalidade histórica nos quadrinhos. O diretor Oley Sassone, o escritor Craig Nevius e meus colegas de elenco sentiram que tinham o dever de honrar o original, tanto na patologia quanto no humor, e acho que é a isso que os fãs respondem. Há algo caloroso, divertido e ainda emocionante nesse filme.
Meu "Doutor Destino" está alinhado ao mais próximo com a versão clássica do personagem: seu tamanho épico do vilão, estilo de fala, gestos extravagantes e imperiosos, ele é um cientista genial e louco, parte místico e governante tirânico. Eu senti que tinha que fazer o melhor possível para incorporar tudo isso para fazer justiça ao papel e à sua personalidade histórica nos quadrinhos. O diretor Oley Sassone, o escritor Craig Nevius e meus colegas de elenco sentiram que tinham o dever de honrar o original, tanto na patologia quanto no humor, e acho que é a isso que os fãs respondem. Há algo caloroso, divertido e ainda emocionante nesse filme.
Os filmes posteriores tiveram ótimos SFX e enormes orçamentos e estrelas de cinema, mas foram moldados por estúdios que adotaram uma vibe diferente, tentando tornar esses heróis mais “descolados” e brincalhões, o que tende a se afastar do charme original e do que fãs adoraram. Eu cresci apaixonado por super-heróis, ficção científica e gênero de fantasia.
Eu acho incrível o que pode ser alcançado nos filmes de super-heróis hoje: o realismo dos efeitos é incrível e literalmente qualquer coisa que você possa imaginar pode ser alcançada. Esse é o poder do cinema hoje. Hoje em dia, eu não ligo muito para muitos dos gêneros de quadrinhos porque eles caíram em um estilo semelhante que os torna quase exagerados, muito rápidos, edições super rápidas, som ensurdecedor, como se estivessem com medo perderemos o interesse, o que pode realmente ser verdade se a história e os personagens não forem bem desenvolvidos e o suficiente para nos conectar. Portanto, há muita compensação excessiva para nos sobrecarregar com recursos visuais e de áudio quando a história pode ser fraca.
Eu acho incrível o que pode ser alcançado nos filmes de super-heróis hoje: o realismo dos efeitos é incrível e literalmente qualquer coisa que você possa imaginar pode ser alcançada. Esse é o poder do cinema hoje. Hoje em dia, eu não ligo muito para muitos dos gêneros de quadrinhos porque eles caíram em um estilo semelhante que os torna quase exagerados, muito rápidos, edições super rápidas, som ensurdecedor, como se estivessem com medo perderemos o interesse, o que pode realmente ser verdade se a história e os personagens não forem bem desenvolvidos e o suficiente para nos conectar. Portanto, há muita compensação excessiva para nos sobrecarregar com recursos visuais e de áudio quando a história pode ser fraca.
Eu gostei de alguns dos filmes dos X-Men, onde há muito foco em personagens complexos, e alguns filmes dos Vingadores, mas eles costumam se tornar cansativos porque são repetitivos e focados apenas no espetáculo, o que eu acho que é o ponto de vista comercial. Achei os filmes de Deadpool hilariantes e refrescantes porque eles brincaram com o gênero.
Uma coisa é certa: os filmes de super-heróis continuarão enquanto eles fazem grandes eventos de lançamento no fim de semana, e o suprimento de ótimos materiais estará lá por anos. Quando fizemos o primeiro "Quarteto fantástico", a base de fãs de quadrinhos ainda estava no subsolo. Agora é mainstream. Será interessante ver como os filmes de super-heróis se desenvolvem no futuro e aderir aos conceitos originais. Será aberto um caminho com novas maneiras de apresentar esses arquétipos dos personagens deste mundo fantástico.
4) Algumas profissões rendem histórias interessantes, curiosas e às vezes engraçadas. E certamente, quem trabalha com cinema, tem suas pérolas. Lembra-se de alguma história legal que tenha acontecido durante a execução de algum trabalho seu e que possa compartilhar conosco? Alguma história de bastidores, por exemplo…
J.C.: A maior parte das filmagens do "Quarteto fantástico" foi feita nos estúdios de Roger Corman em Venice, Califórnia. Era um antigo armazém esfarrapado, bastante dilapidado, com ratos correndo por toda parte, mas nós o fizemos funcionar. Os provadores para os atores estavam apertados e eu tive que suportar longos períodos de espera enquanto usava o traje do Doutor Destino. Mas, como ator, você costuma usar o "sofrimento" para a atuação. O processo me deu intensa motivação em interpretar o vilão. Foi uma experiência cansativa, quente e desconfortável. Cobriu meu corpo e fiquei preso nele por muitas horas. Era feito de plástico muito duro e frequentemente cortava minha pele, quase como uma irritação constante.
Havia algo de masoquista nisso e eu pensei que "Dr. Destino" poderia prosperar nisso. Mais do que qualquer lembrança emocional, as sensações físicas de confinamento e desconforto me deram um sentimento de raiva e frustração que fervilha na interpretação. Depois de algumas horas no processo, eu queria dominar toda a vida e aniquilar os outros com prazer (risos).
Eu poderia fazer os outros sofrerem como eu. Foram também as limitações do traje e da máscara que me fizeram trabalhar para articular tantos gestos, movimentos dos dedos e posições corporais, para que eu pudesse tentar mostrar quem era o "Dr. Destino" e como ele se sentia. Eu não podia confiar no meu rosto, exceto nas cenas iniciais, então o processo me forçou a ser o mais criativo possível para atravessar a vida interior do personagem.
Lembro-me de um dia antes de sair para o set para fazer uma cena e a equipe estava cantarolando “Doom! Doom! Doom! e havia Rebecca Staab como “Sue Storm” em seu lindo traje azul de spandex, e antes que eu vestisse minha máscara, estendi a mão para ela e fizemos um “beijo” divertido e dramático e nada programado!!! E todo mundo ovacionou quando eu fui do corredor até o set de filmagens. Foi realmente divertido. A propósito, há muitas ótimas histórias dos atores e diretor no documentário "Doomed: The Untold Story of Roger Corman’s The Fantastic Four.”
Confira aqui qual é aqui: F4 Documentário
4) Algumas profissões rendem histórias interessantes, curiosas e às vezes engraçadas. E certamente, quem trabalha com cinema, tem suas pérolas. Lembra-se de alguma história legal que tenha acontecido durante a execução de algum trabalho seu e que possa compartilhar conosco? Alguma história de bastidores, por exemplo…
J.C.: A maior parte das filmagens do "Quarteto fantástico" foi feita nos estúdios de Roger Corman em Venice, Califórnia. Era um antigo armazém esfarrapado, bastante dilapidado, com ratos correndo por toda parte, mas nós o fizemos funcionar. Os provadores para os atores estavam apertados e eu tive que suportar longos períodos de espera enquanto usava o traje do Doutor Destino. Mas, como ator, você costuma usar o "sofrimento" para a atuação. O processo me deu intensa motivação em interpretar o vilão. Foi uma experiência cansativa, quente e desconfortável. Cobriu meu corpo e fiquei preso nele por muitas horas. Era feito de plástico muito duro e frequentemente cortava minha pele, quase como uma irritação constante.
Havia algo de masoquista nisso e eu pensei que "Dr. Destino" poderia prosperar nisso. Mais do que qualquer lembrança emocional, as sensações físicas de confinamento e desconforto me deram um sentimento de raiva e frustração que fervilha na interpretação. Depois de algumas horas no processo, eu queria dominar toda a vida e aniquilar os outros com prazer (risos).
Eu poderia fazer os outros sofrerem como eu. Foram também as limitações do traje e da máscara que me fizeram trabalhar para articular tantos gestos, movimentos dos dedos e posições corporais, para que eu pudesse tentar mostrar quem era o "Dr. Destino" e como ele se sentia. Eu não podia confiar no meu rosto, exceto nas cenas iniciais, então o processo me forçou a ser o mais criativo possível para atravessar a vida interior do personagem.
Lembro-me de um dia antes de sair para o set para fazer uma cena e a equipe estava cantarolando “Doom! Doom! Doom! e havia Rebecca Staab como “Sue Storm” em seu lindo traje azul de spandex, e antes que eu vestisse minha máscara, estendi a mão para ela e fizemos um “beijo” divertido e dramático e nada programado!!! E todo mundo ovacionou quando eu fui do corredor até o set de filmagens. Foi realmente divertido. A propósito, há muitas ótimas histórias dos atores e diretor no documentário "Doomed: The Untold Story of Roger Corman’s The Fantastic Four.”
Confira aqui qual é aqui: F4 Documentário
5) Se pudesse, por um dia, ser um ator (ou atriz) do cinema clássico (de qualquer país) e através deste dia, ver pelos olhos dele (a), uma obra prima sendo realizada, quem seria e qual o filme? E claro… por quê?
Isso é injusto! Quantos filmes clássicos e grandes atores eu gostaria de ser por um dia? Muitos para listar! Lon Chaney em "Corcunda de Notre Dame". Marlon Brando em "Sindicato de ladrões" ou "Um bonde chamado desejo". Peter O'Toole em Lawrence da Arábia, filmando por 6 semanas na extensão do deserto. Albert Finney em "O Adorável avarento" atuando com Alec Guinness e cantando, dançando com uma multidão na rua. Seria uma grande e prazerosa aventura! Jimmy Stewart beijando Donna Reed pela primeira vez em "A Felicidade não se compra". Que cena de total vulnerabilidade, paixão e espontaneidade.
Mas tudo bem,só por diversão: eu gostaria de ser Ruth Gordon em “Ensina-me a Viver”, de Hal Ashby, quando ela e Harold estão olhando para o campo de flores e ele diz que quer ser uma flor, porque ele se misturaria e elas são como todo o resto e ela exclama “Ah, mas não são” e explica como todos são diferentes e que grande parte da tristeza do mundo é de pessoas únicas, mas que se deixam tratar como uma multidão sem rosto. Gordon tinha cerca de 75 anos e tinha visto muita vida e amor, e encarnava esse espírito livre diferente de todos na história do cinema. Sim, eu faria Maude se pudesse.
6) Agora voltando à sua área de atuação. Qual trabalho realizado você ficou profundamente orgulhoso?
E em contrapartida, o que você mais se arrependeu de fazer, ou caso não tenha se arrependido, teria apenas feito diferente?
E em contrapartida, o que você mais se arrependeu de fazer, ou caso não tenha se arrependido, teria apenas feito diferente?
J.C.: No momento, o "melhor" filme para mim, e não tenho vergonha de dizer, é o meu próprio filme mais recente chamado "Bem-vindo ao grupo dos homens" - que eu dirigi e co-escrevi em 2016. Trata-se de um "Grupo de homens" moderno e cheio de humor e dor, com ótimas atuações e vai para todos os caminhos que eu gostaria de ir. Sou muito orgulhoso deste filme, dos atores e do meu trabalho nele. Conseguimos um orçamento pequeno, mas parece ótimo. Também tenho orgulho do que fiz com "Doutor Destino" no primeiro filme "Quarteto Fantástico". Foi difícil naquelas circunstâncias, mas o trabalho foi concluído e ainda me divirto assistindo.
Não me arrependo de quase nada que fiz. Muitos atores fizeram muitos filmes bobos ou até de baixa qualidade, e eu não sou exceção. Muitos filmes "B". Você consegue emprego e vai trabalhar e tenta fazer o seu melhor. É assim que você aprende. Eu fiz filmes e programas de TV que nunca vi, provavelmente porque eles tiveram lançamentos limitados e sem o meu conhecimento. Eu fiz um bom trabalho em filmes que nunca foram amplamente vistos - como "Hunger", de Maria Giese. Fizemos este filme no em locação nas ruas de Los Angeles com uma câmera de vídeo. Baseado em um romance norueguês clássico, interpretei um escritor sem-teto "Chapliniano" e acho que é uma das minhas melhores atuações, mas nunca foi lançado corretamente e teve uma participação limitada em festivais. Deve ser visto agora como um ótimo exemplo de cinema corajoso com orçamento zero.
7) Para finalizar, deixe uma frase famosa do cinema que te represente.
J.C.: “Cara George, lembre-se: nenhum homem que tem amigos é um fracasso. Obrigado pelas asas! (A felicidade não se compra). Claro que não é realmente uma citação de diálogo, mas está escrito na cópia de Tom Sawyer que Clarence, o anjo, deixa a George Bailey. É um ótimo lembrete do significado de um homem e do valor de sua vida, e reúne maravilhosamente toda a história.
E também: "Para alguns homens, nada está escrito, a menos que eles mesmos escrevam". (Lawrence da Arábia) Acho que isso me emociona com a ideia de que poderíamos ter livre-arbítrio e muito possivelmente escolher nossas ações e nosso destino, criativamente e com todo o resto.
M.V.: Obrigado amigo, foi um grande prazer.
7) Para finalizar, deixe uma frase famosa do cinema que te represente.
J.C.: “Cara George, lembre-se: nenhum homem que tem amigos é um fracasso. Obrigado pelas asas! (A felicidade não se compra). Claro que não é realmente uma citação de diálogo, mas está escrito na cópia de Tom Sawyer que Clarence, o anjo, deixa a George Bailey. É um ótimo lembrete do significado de um homem e do valor de sua vida, e reúne maravilhosamente toda a história.
E também: "Para alguns homens, nada está escrito, a menos que eles mesmos escrevam". (Lawrence da Arábia) Acho que isso me emociona com a ideia de que poderíamos ter livre-arbítrio e muito possivelmente escolher nossas ações e nosso destino, criativamente e com todo o resto.
M.V.: Obrigado amigo, foi um grande prazer.